Buscar em:

Pousada das Missões

BLOG




Benzedores


Em São Miguel já ocorreram encontros locais, estaduais e nacionais de Benzedores, Rezadores e Mateiros, inclusive esta ação foi responsável por um prêmio nacional do Ministério da Cultura.

Herdeiros dos antigos pajés e das antigas tradições do Cristianismo, os benzedores, rezadores e mateiros de São Miguel das Missões somam mais de 70 pessoas.

Diariamente recebem pessoas em suas casas que vêm em busca de alívio para suas inquietudes. São pessoas vindas dos mais diversos locais do Brasil e de outros países.

Nenhum deles cobra pelos serviços prestados e tomam o bem que fazem como um ato de caridade. É normal vermos os pais levando seus bebês, ou mesmo jovens ou pessoas de mais idade entre aqueles que acorrem aos serviços.

Aqui nas Missões milenarmente havia estas pessoas que procediam estes benzimentos, desde o período de 10.000 anos atrás, nas tribos anteriores aos Guaranis e depois a cerca de 2.500 anos com a chegada destes e até nossos dias com os que seguiram esta ciência milenar, obviamente agora com reflexo da presença do cristianismo, que se deu a partir de 1626 com os jesuítas entre os nativos.

Quanto aos mateiros são pessoas especializadas em fitoterápicos. Conhecedores das plantas nativas dos campos e florestas e que detêm um conhecimento fantástico e que a cada dia a ciência tende a se aproximar mais deles.


Fonte: Pousada das Missões


Enviar comentário








VEJA TAMBÉM